2º Aniversário da CCILC

Sem Título

 

A CCILC – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana celebrou no passado dia 07 de Maio o seu 2º aniversário. A data foi assinalada com a realização de um jantar comemorativo que se realizou no Hotel Pestana Palace em Lisboa.

O evento contou com a presença de uma centena de convidados entre os quais o Sr. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís de Campos Ferreira, o Sr. Embaixador da Colômbia em Portugal, Germán Santamaria e uma missão de empresários colombianos em visita ao nosso País.

No seu discurso de abertura Rosário Marques, Directora Executiva da CCILC, agradeceu a todos os presentes o esforço realizado, reforçando a importância do apoio do Compete assim como dos organismos institucionais de ambos os Países.

O Sr. Embaixador da Colômbia em Portugal felicitou a CCILC pelo trabalho efectuado, realçando as semelhanças entre os portugueses e os colombianos. Referiu o impacto que o voo directo Lisboa – Bogotá, irá desempenhar no incremento dos fluxos turísticos.

O Sr. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação referiu a relevância da Câmara de Comércio no suporte fundamental à internacionalização das empresas. Posteriormente, destacou os sinais positivos que a economia portuguesa revelou nos últimos meses e a crescente importância da internacionalização. Sublinhou em seguida, o importante aumento das exportações para a Colômbia, desafiando os empresários portugueses a continuar o bom trabalho com vista à consolidação deste resultado. Por último, e dirigindo-se exclusivamente aos empresários colombianos, a quem agradeceu a visita, Luís de Campos Ferreira realçou algumas características únicas de vários sectores nacionais e o potencial existente de retorno para todos aqueles que queiram investir em Portugal.

O ritmo de crescimento das exportações nacionais para a Colômbia tem sido superior à média nacional.

No último ano, as exportações portuguesas para a Colômbia cifraram-se em 40,5 milhões de euros, representando um crescimento de 46,2% quando comparado com o período homólogo.

A CCILC foi fundada a 07 de Maio de 2012, por um conjunto de empresas e profissionais liberais dos diferentes sectores de actividade, que identificaram um interesse mútuo em desenvolver os seus negócios e em promover parcerias na Colômbia.

Em dois anos de actividade a CCILC viu crescer o seu número de associados representando actualmente mais de cento e vinte empresas.