COLÔMBIA DESTACADA EM ÁGUEDA

seminario agueda carrossel

O Município de Águeda recebeu, a 23 de Julho, o Seminário "Colômbia – Um Mercado de Oportunidade”.

Integrado no plano de actividades do projecto PRO_INTER da CCILC – Câmara de Comércio e Indústria Luso- Colombiana, a iniciativa esteve também inserida no programa de novos mercados para exportação promovido pela Câmara Municipal de Águeda.

O Seminário decorreu no Salão Nobre de Águeda e contou com uma excelente participação do tecido empresarial local interessado nos processos de internacionalização.

Coube a Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal, a abertura oficial da sessão. No seu discurso, para além de agradecer a presença dos participantes e oradores, destacou os esforços e apoios que a sua equipa actualmente presta às empresas de Águeda que estejam interessadas em apostar em novos mercados.

Em seguida Rosário Marques, Directora Executiva da CCILC, apresentou a Colômbia, suas características económicas, relação com Portugal e potencial de crescimento futuro sustentado.

Maria João Condessa, Partner da MJC Consulting sublinhou as oportunidades de financiamento público e principais regiões beneficiárias do novo quadro comunitário de apoio seguindo-se o testemunho de José Marques da Silva, CEO da Finance XXI, que referiu não só a importância da Colômbia como porta de entrada no bloco comercial da Aliança do Pacífico, mas também os sectores com maior potencial para investimento no País.

António Lima da CCILC encerrou o painel dedicado à Colômbia. Na sua apresentação destacou as vantagens já existentes na Plataforma da CCILC para a Internacionalização. Nesta ferramenta informática, que a CCILC disponibiliza em exclusivo para as suas empresas associadas, os empresários têm acesso a estudos de mercado, bases de dados de contactos e oportunidades de negócio existentes na Colômbia e em Portugal, entre outras vantagens.

Houve ainda lugar ao testemunho de Susana Loureiro da SPI Ventures, que realçou o Plano de Promoção Empresarial e Investimento e Plataformas de Capitalização de Conhecimento Local especificamente dedicadas à região de Águeda.