“Colômbia – Estabelecimento de Empresas”

O documento “Colômbia – Estabelecimento de Empresas” (março 2016), agora publicado pela AICEP, disponibiliza informação sobre o quadro legal de diversas áreas relevantes para o investimento estrangeiro (regime jurídico do investimento estrangeiro; constituição de empresas; laboral; fiscal e incentivos), procurando facilitar a tomada de decisão por parte dos potenciais investidores portugueses. Saiba mais AQUI.

 Paralelamente, apresenta alguns indicadores relativos ao ambiente de negócios neste país, de acordo com metodologia Doing Business, proposta pelo World Bank, tendo sido realizada uma breve análise comparativa da Colômbia com Portugal e com Singapura, neste último caso o país melhor classificado no ranking Doing Business’ 2016.

 

 Em 2015, a Colômbia foi o 51º cliente de bens de Portugal, com a exportação lusa para este mercado a atingir naquele período 59,2 milhões de EUR, que corresponde a um decréscimo de 7,2 por cento face a 2014, ainda assim com um crescimento médio anual no período 2011-2015 de 36,0 por cento.

 

 O mercado colombiano é igualmente um importante cliente de serviços de Portugal. No ano passado, esta componente registou exportações nacionais de 22,4 milhões de EUR, equivalente a 27,3 por cento das exportações agregadas de bens e serviços para a Colômbia, observando um aumento de 52,3 por cento comparativamente a 2014 e uma taxa de variação média anual de 32,7 por cento nos últimos cinco anos.

 

 Em termos globais, a Colômbia representa 0,11 por cento das exportações totais portuguesas de bens e serviços em 2015, mantendo-se a quota inalterada face ao ano anterior.

 

 Em termos de presença portuguesa existem, atualmente, cerca de três dezenas de empresas nacionais com representação permanente no mercado colombiano. Entre os setores que têm merecido maior atenção por parte das empresas portuguesas contam-se a distribuição alimentar, serviços de engenharia e arquitetura, tecnologias de informação e comunicação, saúde, construção civil e turismo.

ColombiaEstabelecimentoEmpresas