Colombianos poderão viajar livremente por 26 países europeus

O Parlamento Europeu aprovou a eliminação do visto Schengen para as viagens curtas de cidadãos colombianos e peruanos com uma votação de 523 votos a favor e 41 contra, conforme anunciado pelo Embaixador da União Europeia – Rodrigo Rivera.

Esta votação representa a ratificação formal do acordo político verbal aprovado no passado dia 4 de Fevereiro em Estrasburgo pelo Parlamento, Conselho e Comissão Europeia para extinguir a exigência de vistos para curtas estadias de cidadãos colombianos e peruanos.

Para que estes cidadãos possam agora deslocar-se por 26 nações europeias sem a obrigatoriedade dos vistos ficam a faltar alguns trâmites como a adopção da aprovação por parte do Conselho da União Europeia, a publicação no Diário Oficial, a avaliação do risco que deverá ser feita pela Comissão sobre os países beneficiados e outros passos que culminarão na assinatura dos protocolos bilaterais entre a UE a Colômbia e o Perú.

Estes procedimentos poderão tardar ainda alguns meses, razão pela qual a extinção dos vistos não deverá iniciar-se antes do final deste ano, ou início de 2015, segundo a UE.