Seminário Exportar & Investir na Colômbia

A Colômbia beneficia de uma grande diversidade territorial, bem como de uma grande variedade de recursos naturais, destacando-se os recursos energéticos entre os quais está o petróleo.

A Colômbia tem-se mantido entre os países de mais rápido crescimento na região graças a uma gestão macroeconómica e fiscal eficaz. Este crescimento, aliado à abertura da economia ao exterior torna a Colômbia uma das economias mais fortes da América Latina. As políticas económicas sólidas da Colômbia e a política externa da administração do Presidente Juan Manuel Santos de reforço dos laços comerciais da Colômbia e no reforço do investimento interno nos últimos anos fortaleceram sua capacidade de resistir a choques externos.

No que refere ao crescimento das exportações portuguesas nota-se evoluções extremamente positivas. Desde 2009 que a taxa de exportações nacionais para a Colômbia aumenta continuamente, existindo 359 empresas portuguesas a exportar para a Colômbia em 2015. É notório o enorme interesse do País nos sectores de TI e software, construção, cosméticos, externalização de processos empresariais, calçado, turismo, automóvel, têxtil, comunicação gráfica, eléctrico.

A Colômbia é também membro fundador da Aliança do Pacífico – um grupo regional formado em 2012 pelo Chile, Colômbia, México e Peru para promover o comércio regional e a integração económica.

Divulgação em:
CCIP