Exportações para a Colômbia crescem 46%

 

O INE – Instituto Nacional de Estatística – publicou recentemente os resultados preliminares relativos às exportações portuguesas em 2013.

Globalmente, as exportações nacionais de bens atingiram 47 369,1 milhões de euros representando assim um aumento de 4,7% quando comparadas com 2012.

À imagem do ano anterior, as exportações portuguesas para a Colômbia voltam a crescer mais do que a média nacional. Com efeito, cifrando-se em 40,5 milhões de euros, o valor nacional exportado para este mercado sul-americano representou, em 2013, um crescimento de 46,2% quando comparado com o período homólogo. Máquinas e aparelhos, metais comuns, minerais e minérios voltaram a ser os produtos mais exportados para a Colômbia com um peso de 70% no valor total.

No seu 2º ano de actividade, a CCILC – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana regista com muita satisfação estes números. A dimensão, estabilidade política e económica e os Tratados de Livre Comércio recentemente assinados, fazem da Colômbia um País cada vez mais aliciante para as empresas exportadoras portuguesas. Actualmente, as empresas nacionais a exportar para este mercado ultrapassam já as duas centenas.