Exportações portuguesas crescem

O INE – Instituto Nacional de Estatística – publicou recentemente os resultados preliminares relativos às exportações portuguesas para a Colômbia no 1º semestre de 2014.

De Janeiro a Junho, as exportações portuguesas para a Colômbia representaram 25,8 milhões de euros, um crescimento de 59,4% quando comparado com o período homólogo. Este valor é ilustrativo da importância crescente que a Colômbia tem vindo a representar para a economia portuguesa. Em 2012 por exemplo, o valor de exportações atingido entre Janeiro e Dezembro foi de 27,8 milhões de euros valor próximo do que já foi alcançado somente na 1ª metade do ano corrente.

No seu 3º ano de actividade, a CCILC – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana regista com muita satisfação estes números. A dimensão, estabilidade política e económica e os Tratados de Livre Comércio recentemente assinados, fazem da Colômbia um País cada vez mais aliciante para as empresas exportadoras portuguesas. Actualmente, as empresas nacionais a exportar para este mercado ultrapassam já as duas centenas.

A CCILC irá continuar o seu trabalho com vista não só à promoção das oportunidades existentes na Colômbia mas também à captação de Investimento Directo Estrangeiro para Portugal. No âmbito do projecto PROINTER PC – Promoção da Internacionalização Portugal Colômbia a CCILC tem vindo a realizar um conjunto de seminários sobre este mercado em Portugal. Simultaneamente, ao abrigo do Programa PRO_IDE – Promoção do Investimento Directo Estrangeiro Colombiano em Portugal tem vindo a organizar também um conjunto de acções promocionais do nosso País na Colômbia.

Ambos os programas são co-financiados pelo COMPETE -Programa Operacional dos Factores de Competitividade ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).