Mercado da Colômbia – Exportações de Bens

A exportação de bens para o mercado da Colômbia iniciou o ano de 2017 com um crescimento positivo das exportações de bens, comparativamente com o período homólogo de Janeiro de 2016.

A Colômbia, que nos últimos cinco anos(2012/2016) registou um crescimento médio das exportações de bens de (+18,7%), no mês de janeiro de 2017, conseguiu alcançar um crescimento de (+47,4%) face a período homologo de 2016, com um valor de 2,6 milhões de euros. Verificou-se igualmente ao nível das importações, uma diminuição de (-6,9%) correspondente a 20 milhões de euros, contribuindo para uma redução do saldo da balança comercial tradicionalmente favorável à Colômbia.

Os principais bens exportados por grupos de produtos, foram os metais comuns, máquinas e aparelhos, veículos e outros materiais de transporte, plásticos e borrachas, bens Alimentares, pastas celulósicas e minerais e minérios. As importações encontram-se concentradas em praticamente dois grupos de produtos, os combustíveis minerais (89%) e os produtos agrícolas(8,9%).

A abertura do mercado colombiano aos bens alimentares portugueses e as oportunidades de negócio existentes no setor da construção civil e dos equipamentos, contribuíram decisivamente para os resultados alcançados.

2017-03-28

Noticia AICEP