Mostra de Cinema da América Latina

CAL

A Casa da América Latina apresenta a 6ª edição da Mostra de Cinema da América Latina entre os dias 10 e 13 de Dezembro de 2015, no Cinema São Jorge em Lisboa, e pela primeira vez em Loulé, no Cine-Teatro Louletano, entre os dias 28 e 31 de Janeiro de 2016.

Esta edição apresentará três filmes indicados para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro: El Clan (Argentina), A Que Horas Ela Volta? (Brasil) e El Abrazo de la Serpiente (Colômbia).

A MCAL inaugura com uma viagem “a nove idiomas” ao interior da selva amazónica.

Este filme colombiano, baseado no diário de viagem de um cientista alemão à Amazónia, no início do século XX, fala da busca pela sabedoria e do encontro entre mundos. Galardoado com o Prémio Art Cinema na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, Ciro Guerra reconhece que “para um colombiano, não há nada mais desconhecido que a Amazónia. Crescemos totalmente de costas para o rio. Para mim também foi uma descoberta”. O filme representa uma oportunidade de imersão estética, sensorial e etnográfica à verdadeira Amazónia, como poderá testemunhar o actor Jan Bijvoet, que virá a Lisboa para apresentar o filme.Destaque ainda para El Clan, um intenso thriller policial que conta a história verídica do clã Puccio, uma família que nos anos 80 foi responsável pelo sequestro e assassinato de dezenas de pessoas. O filme de Pablo Trapero chega ao nosso país com um prémio atribuído em Veneza (Leão de Prata para Melhor Realizador), tendo sido aplaudido nos festivais de Toronto e San Sebastián.