Primeiro projecto português nomeado pelo Urban Land Institute para os Global Awards of Excellence

A Ferreira de Almeida Arquitectos, Lda  viu, no passado dia 16 de Junho, um dos seus mais recentes projectos nomeado pelo ULI – Urban Land Institute para os Global Awards of  Excellence.

O projecto em causa é o Mercado do Bom Sucesso no Porto, que foi objecto de uma profunda transformação recentemente.
A notícia desta nomeação foi recebida com grande entusiasmo por toda a equipa da empresa, dado tratar-se de uma das mais importantes distinções internacionais no ramo da arquitectura, do urbanismo e do desenvolvimento imobiliário, sendo a primeira vez que Portugal é objecto de uma nomeação nos 36 anos de existência do prémio.
Global Awards of Excellence
Vinte e três projectos em todo o mundo, incluindo onze na América do Norte, sete na Ásia e cinco na Europa, foram seleccionados como os finalistas no Global Awards of Excellence 2014 da ULI.

Esta competição, reconhecida como o mais prestigiado Prémio na área do Desenvolvimento Urbano, atribui o reconhecimento a projectos imobiliários que atingiram elevados padrões de excelência no seu design, construção, estruturação económica, planeamento e gestão. O programa, aberto a todos e não apenas aos membros da ULI, é visto como a peça central do esforço desta entidade para identificar e promover as melhores práticas em todo o tipo de Desenvolvimento Imobiliário em todo o planeta.
A competição foi estabelecida em 1979 e é guiada pelos princípios de que a excelência nos resultados do uso do território e desenvolvimento de projectos imobiliários deve ser reconhecida e premiada (são reconhecidos não apenas a arquitectura ou o design, mas todo o processo de desenvolvimento do projecto)
Os critérios para a atribuição dos prémios incluem liderança, contribuição para a comunidade, inovações, parcerias público/privadas, protecção ambiental e aprimoramento, resposta a necessidades sociais e viabilidade financeira. Ao longo da história deste Programa foram premiados todo o tipo de projectos pela sua excelência, incluindo escritórios, residências,  recreativos, urbanos de uso misto, parques industriais e de escritórios, shopping centers, novas comunidades planeadas, reabilitação e projectos e programas de âmbito público.

Um júri, composto por vários elementos em representação de vários sectores do desenvolvimento imobiliário irá avaliar os projectos e anunciar os vencedores durante a cerimónia do Congresso que se realizará de 21 a 24 de Outubro, em Nova Iorque.

Nas palavras da Presidente do Júri, Dra  Leanne Lachman “os finalistas do Global Awards for Excellence 2014 demonstram grande qualidade, inovação no uso do território urbano e no design dos edifícios. Além disso, vários dos projectos envolvem preservação histórica, parcerias entre o público e o privado, sustentabilidade ambiental e criatividade financeira. Este grupo de projectos tão diversos é um oportuno chamamento para a nossa atenção de quanto é importante o papel central do Design inteligente para a saúde e longevidade das Comunidades”

Saiba mais aqui.

 

Ferreira de Almeida Arquitectos, Lda,
Fundada por Rosário Rodrigues de Almeida e Nelson Ferreira de Almeida, em 1987.
Em 2008, junta-se o seu filho mais velho Luís Almeida, com quem partilham a autoria destes projectos.

 

Mercado do Bom Sucesso no Porto
O Mercado do Bom Sucesso, no Porto, foi objecto de uma profunda transformação, reinventando-se e devolvendo-o à cidade, como um dos seus locais privilegiados de convívio e de visita, com o mercado de frescos, bancas de tapas e produtos gourmet, o Hotel da Música e a Fundação Manuel António da Mota.

O Mercado do Bom Sucesso  já tinha sido objecto do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em Março passado, assim como o Quarteirão das Cardosas nas categorias de Comércio e Serviços e de Habitação, respectivamente, tendo sido a primeira vez que os dois prémios foram atribuídos no Porto e aos mesmos arquitectos no mesmo ano.

O projecto do Mercado do Bom Sucesso foi desenvolvido com a Construtora Mota- Engil , S.A e em estreita colaboração com a Urban Value – Gestão de Empreendimentos Imobiliários, S.A, que tem como CEO Nelson Almeida, um dos co-autores do projecto.

http://mercadobomsucesso.com/