PROINTER recebe avaliação positiva

evento

Realizou-se no passado dia 12 de Dezembro, no Salão Nobre da Associação Comercial de Braga, o Seminário de apresentação e disseminação de resultados do projecto PROINTER da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana.

Na sessão de Boas-Vindas coube a Domingos Barbosa, Presidente da Associação Comercial de Braga e a Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga salientar o interesse em voltar a receber na cidade a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana e sublinhar a importância do PROINTER. 

Em seguida Rosário Marques, Directora Executiva da Câmara de Comércio apresentou um resumo das actividades realizadas no âmbito do projecto PROINTER – Promoção da Internacionalização Portugal Colômbia – realçando os objectivos principais do mesmo.

Germán Santamaría Barragán, Embaixador da Colômbia em Portugal sublinhou a importância do trabalho efectuado pela Câmara do Comércio no desenvolvimento das relações económicas bilaterais, referindo que o mesmo começa a dar os seus frutos em termos de negócios concretos, convidando todos os empresários presentes a visitar a Colômbia.

Houve ainda lugar ao testemunho de Marques da Silva, CEO da Finance XXI Consulting, que destacou características importantes a ter em conta nos processos de internacionalização para a Colômbia e de António Lima, da CCILC que apresentou os principais contributos da plataforma para a internacionalização, desenvolvida no âmbito do PROINTER e que se encontra em funcionamento.

 

Por último, Maria João Condessa, da MJC Consulting divulgou os resultados preliminares da avaliação do PROINTER, salientando a excelente execução do mesmo, os níveis elevados de satisfação e envolvimento de participantes e a inovação das ferramentas utilizadas.


O PROINTER PC – Promoção da Internacionalização Portugal Colômbia é um programa co-financiado pelo programa COMPETE – Programa Operacional dos Fatores de Competitividade ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e apoiado pelo FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em conformidade com o regulamento do sistema de Apoio a Ações Colectivas (SIAC)


“É com bastante satisfação que apresentamos os resultados deste programa que, ao longo dos últimos dois anos, ajudou a colocar a Colômbia no mapa de possíveis destinos de internacionalização para as empresas portuguesas. Os objectivos foram atingidos e o aumento da presença de empresas nacionais na Colômbia e das exportações portuguesas para este País enche-nos de orgulho. Contudo, os objectivos do PROINTER não se esgotam com o finalizar das suas actividades; a plataforma para a internacionalização que temos em funcionamento e o conhecimento adquirido do mercado colombiano poderão ser muito úteis no aconselhamento dos processos para internacionalizar para este País que continuaremos a prestar às empresas portuguesas”.  
Rosário Marques 
Directora Executiva da CCILC