SPAL Porcelanas | 50 ANOS

A SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, S.A, comemora este ano 50 anos de existência.

A história desta empresa, associada da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, tem sido marcada por uma forte consistência em torno dos seus valores. Com efeito, desde a sua fundação, em 1965, que a SPAL tem vindo a promover o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da sua cultura empresarial.
Ao longo de meio século de existência, a SPAL tem vindo não só a acumular know-how mas também a adequar a sua estrutura ao mercado e às necessidades dos seus parceiros de negócio contando hoje em dia com:
+ 470 Colaboradores
+ Presença em mais de 45 países
+ Capacidade instalada de 18 milhões de peças por ano
+ No mercado nacional, rede de 9 lojas próprias e mais de 50 pontos de venda multimarca

HISTÓRIA:

Fundada em 1965 com o objectivo de produzir louça de mesa em porcelana, a SPAL resultou da visão de três das principais fábricas de cerâmica da região. A empresa evidenciou desde muito cedo a sua vocação exportadora e a sua permanente preocupação com o design, como factor diferenciador da sua presença no mercado.
Alguns destaques históricos:

Primeiro concurso de design em Portugal
A SPAL começou por ser a primeira empresa do sector cerâmico a promover um concurso de design (1970) no mercado nacional, cujo vencedor, Professor Daciano da Costa é também referido como “fundador do design em Portugal”. Desde então, mantém parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais.

Constituição do gabinete de design interno – SPAL Studio
Através do seu departamento interno de design – o SPAL Studio – promove não só a criatividade mas também a investigação e desenvolvimento (I&D) que têm conduzido à inovação.

Parcerias com conceituados designers internacionais
Colocação no mercado de colecções dos mais conceituados designers nacionais e internacionais como o Arquitecto Álvaro Siza Vieira, Stefanie Hering, David Queensberry, Martin Hunt, Gerald Gullota, criações de Mary Lou Goertzen, Rosaria Rattin, Jack Prince, o estúdio dinamarquês Seidenfaden Design Copenhagen, entre muitos outros.

Prémios de design nacionais e internacionais
A SPAL tem, ao longo dos anos, sido distinguida com vários prémios nomeadamente atribuídos pelo Centro Português de Design, ou ainda o prestigiante Design Plus Award atribuído à colecção Blue Rain com design by SPAL Studio.

A SPAL orgulha-se de trabalhar com algumas das mais prestigiantes insígnias internacionais vendo nestas a possibilidade de construção de um relacionamento sólido que permite uma aprendizagem e crescimento recíprocos. Estabelecendo muito mais do que um vínculo comercial com estas insígnias, estabelece verdadeiras parcerias, em muitos casos com várias décadas.
Alguns dos clientes da SPAL são: Crate and Barrel, Debenhams, Ralph Lauren, Anthropologie, Mikasa, IlllyCaffe, El Corte Inglés, Tesco, Paperchase, The Conran Shop, Heal’s, Rosendahl, Hudson Bay Company, Devine Corporation, Woolworths, Falabella, entre muitos outros.

NOVOS MERCADOS E COLÔMBIA:
Para além da procura de novos clientes nos mercados tradicionais, a SPAL tem realizado um forte esforço de captação em novos mercados e segmentos – Rússia, Holanda, Dinamarca, entre outros, são alguns dos novos mercados.
A recente conquista de novos clientes na Colômbia faz parte da estratégia de crescimento da marca no mercado sul-americano.
A SPAL tem mantido um histórico significativo em mercados como o Chile, o México e o Brasil, com clientes de grande longevidade e relevância, não só distribuidores mas também retalhistas, pretendendo agora reforçar a sua presença noutros países desta zona do globo, nos quais reconhece grande potencial.
Relativamente à Colômbia apesar de se encontrar numa fase inicial, tem perspectivas bastante animadoras face ao perfil dos novos clientes angariados, como por exemplo os department store Falabella que, para além da sua loja online, contam com cerca de 20 pontos de venda dispersos pela Colômbia, tendo ainda presença noutros países da América do Sul. Para além da Falabella, referência também para a Eurolink ou Mar del Sur – grandes marcas com uma aposta clara em design e qualidade, através das quais a SPAL tem agora a oportunidade de colocar as suas colecções.

HOTELARIA:
É notório ainda o crescimento no segmento de hotelaria, quer no mercado nacional, quer no mercado internacional. Actualmente presente em locais como o Grupo Pestana Hotels and Resorts, DoubleTree by Hilton Hotel Lisbon – Fontana Park, Grupo Vila Galé, Quinta do Lorde, Porto Bay Hotels and Resorts, Hotel Teatro, Thema Hotels and Resorts, Royal Óbidos, Plaza Athénée em Paris, RIU Hotéis e Resorts, a SPAL tem ainda colocado o seu portfolio de hotelaria através de distribuidores no Reino Unido, Coreia do Sul, Noruega, Espanha e Dinamarca. Ainda neste segmento orgulha-se de constituir a escolha de talentosos Chefs como Olivier, Eddy Melo, Francisco Siopa, Luís Baena, Benoît Sinthon, Luís Américo, Albano Lourenço, entre outros.
Por todos estes motivos, a SPAL encara o futuro com optimismo e assinala os seus 50 Anos com os olhos no futuro: “Celebrate 50 More”.

Saiba mais em www.spal.pt