7Noticia - CCILC PT

Bem vindo à Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana
(+351) 911799210
geral@portugalcolombia.com
Ir para o conteúdo
A Colômbia está na moda. Esta tendência foi corroborada pela Disney, ao lançar o filme animado "Encanto"

Criadores Byron Howard, Jeff Bush e Charise Castro Smith. Cinco meses depois do seu lançamento, a história sobre os Madrigal, uma família mágica da Colômbia, é já um fenómeno global.


Sem a Colômbia, não há encanto.
O filme estrela da Disney continua a dar brilho à diversidade cultural do país sul americano.
Com personagens multiculturais e uma mensagem conciliadora, "Encanto" conseguiu apaixonar milhões de espectadores, nas telas de cinema ou nas suas casas. Aliás, uma das canções do filme, "We Don"t Talk About Bruno", já foi traduzida para 21 línguas. Mais. Foi a primeira canção da Disney a ocupar o primeiro lugar na lista streaming no Billboard e a quarta posição na lista dos 100 maiores êxitos, convertendo-se, assim, na canção de um filme de animação da Disney com maior sucesso nos últimos 26 anos.

Do vallenato à cumbia, passando pelo rock e pelo pop latino, "Encanto" é uma excelente mostra da riqueza e diversidade cultural colombiana, que conta com mais de mil ritmos de música e com artistas como Mauro Castillo ou Sebastián Yatra. Cada paisagem, cada cor, cada ritmo e cada personagem transportam-nos para o país onde o realismo mágico é o nosso quotidiano.

A biodiversidade é uma das maiores riquezas e prioridades nacionais, com um Governo empenhado nestas matérias, com compromisso e convicção. Estar na moda não é grátis, é um trabalho árduo e contínuo para alcançar o país sonhado.

A este propósito, convém lembrar que o Presidente da Colômbia promulgou, em 2021, a Lei de Ação Climática, através da qual se pretende erradicar o drama da desflorestação no país, até 2030, e alcançar a neutralidade carbónica, até 2050. Este compromisso foi reassumido pelo Presidente Iván Duque na sua intervenção na 26.a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que decorreu em Glasgow, na qual anunciou, também, a iniciativa 30x30, que amplia o número de áreas protegidas, marinhas e terrestres, em 30%. Uma meta que constitui um legado para as próximas gerações e que seguramente terá impacto noutros âmbitos.

A animação digital produzida na Colômbia converteu-se num atrativo para os compradores internacionais. Entidades como o Ministério da Cultura, ProColombia ou o Cluster de Indústrias Criativas de Bogotá têm sido fundamentais no auge desta indústria, facilitando o investimento e a exportação.

Mas será esta uma magia da Disney? Não, a verdade é que no final de 2021, a Colômbia registou um crescimento de 32,8% de investimento direto estrangeiro. Recebemos 146 projetos de investimento que superam os 8.700 milhões de dólares (USD), gerando mais de 90 mil postos de trabalho. O turismo de cidadãos não residentes aumentou mais de 57%, atingindo os 1.5 milhões de visitantes. Por outro lado, o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo está a implementar uma política de turismo cultural que promove o desenvolvimento competitivo dos destinos, fortalece a identidade das comunidades e exalta os benefícios que geram os setores turístico, cultural e criativo, com um claro ênfase na diversidade colombiana. A qual ficou patente em cada detalhe de "Encanto", com os seus trajes típicos, artesanato, gastronomia e expressões da tradição oral da nossa gente.

Direta ou indiretamente, o impacto de "Encanto" é inegável. Não só do ponto de vista institucional, mas, também, cultural. Graças à sua mensagem, a de uma família mágica cuja sua casa pode desmoronar-se se não estão unidos, o espectador consegue aproximar-se do lado mais humano e entender outra cultura com olhos de curiosidade, em vez de receio.

Com a Disney, perdem-se os preconceitos e abrem-se os horizontes a um país cheio de cor. Um lugar onde o trabalho em equipa, a união e a boa-vontade são as suas maiores virtudes. Esta é a Colômbia. Um país de gente boa, muito trabalhadora, com uma fantástica riqueza cultural, diverso e repleto de novas oportunidades.

Embaixador da República da Colômbia em Portugal


Voltar para o conteúdo